Dislexia: como saber se o meu filho pode ter dislexia?
- multiclic
- 20 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
O/a seu/sua filho/a é bom aluno a matemática, mas não consegue aprender a ler ou lê de forma pouco precisa ou lenta? A professora diz-lhe que ele não consegue compreender o que lê? Confunde letras? Escreve com muitos erros ortográficos? Se o seu filho tem mais de dois anos de aprendizagem de leitura e escrita e respondeu sim a estas ou algumas destas perguntas, dê uma vista de olhos neste artigo! Não significa que tem dislexia, mas poderá ser necessária uma avaliação para despistar uma eventual perturbação específica da aprendizagem, nomeadamente a dislexia.
Mas então, o que é a dislexia? É uma perturbação de aprendizagem específica de origem neurobiológica, que se caracteriza por dificuldades na aprendizagem e aquisição dos mecanismos de leitura e escrita.

De forma errada, ainda nos dias de hoje, a dislexia é interpretada como um sinal de baixa capacidade intelectual. No entanto, o primeiro passo de uma avaliação para despiste desta perturbação de aprendizagem específica é avaliar a capacidade cognitiva da criança e, só se apresentar um quociente de inteligência dentro do normal para a idade é que poderá avançar-se para a restante avaliação. Segundo Víctor da Fonseca (1999), a dislexia é uma dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisição do seu mecanismo, em crianças inteligentes, escolarizadas, sem qualquer perturbação sensorial e psíquica já existente.
Apresento alguns sinais que poderão indicar dislexia:
- Trocar letras, especialmente se tiverem sons parecidos;
- Inverter e/ou omitir sílabas ou letras na leitura e escrita;
- Leitura hesitante, lenta e/ou com imprecisões;
- Muitos erros ortográficos.
Se o seu filho/a apresenta algumas destas dificuldades, deverá recorrer a um/a Psicólogo/a para uma avaliação especializada.
A Psicóloga,
Telma Lameira
Comments