Sistema vestibular: O que é? Porque é tão importante?
- multiclic
- 9 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Quando pensamos nas sensações do nosso corpo e nos sistemas sensoriais implicados neste processo, pensamos nos “5 sentidos”: visão, audição, olfato, paladar e tato. Contudo, existem dois outros sistemas sensoriais: a propriocepção e o vestibular.
O sistema vestibular, cuja as estruturas se localizam dentro do ouvido interno, ajuda-nos a perceber a posição do corpo e da cabeça no espaço. Este possui um papel fundamental na capacidade de manter a postura da cabeça e do corpo e de mover as partes do corpo, especialmente os olhos. Assim, este sistema sensorial deteta a direção da gravidade e do movimento, o que permite que o corpo ajuste a sua posição para manter o equilíbrio. Desta forma, o equilíbrio é influenciado pelo sistema vestibular, assim como a coordenação bilateral, necessária para andar de bicicleta ou recortar. Outra função importante deste sistema é a de nos permitir coordenar os movimentos dos olhos com os movimentos da cabeça, capacidade fundamental em atividades como copiar de um quadro (olhando para cima e depois para baixo), virar a cabeça para observar um objeto em movimento e olhar a página de um livro para ler.

As alterações do processamento vestibular podem-se manifestar de diversas formas, variando desde reações de hipersensibilidade ao movimento (por exemplo, crianças que sentem náuseas nos baloiços ou nos veículos em movimento, têm medo de alturas e não gostam de correr) ou hipossensibilidade ao movimento (por exemplo, crianças que não conseguem ficar paradas, não têm noção do perigo, sobem a locais altos, esbarram nas coisas com frequência, têm necessidade de correr, pular, girar e se movimentar excessivamente o tempo todo). Além disto, crianças com alterações deste sistema poderão apresentar, por exemplo, dificuldade em perceber a sua própria postura e de a adequar ao movimento, por isso são frequentes episódios de quedas e de movimentos corporais “desastrados”. Desta forma, as alterações do processamento vestibular podem influenciar negativamente o processo de ensino-aprendizagem (movimento dos olhos para a leitura, copiar coisas do quadro), socialização, concentração, entre outros.

Pode ajudar o seu filho a adequar a postura, a manter o equilíbrio, planear ações, estabilizar o olhar, movimentar-se no espaço, a acalmar-se, a regular o seu comportamento e a concentrar-se, realizando atividades com movimento, que ativam e organizem o sistema vestibular, como:
· Ir a parques infantis: andar de baloiço, de escorrega, de carrossel, entre outros;
· Realizar brincadeiras que envolvam rodopios e danças;
· Faça atividades nas quais a criança fique deitada de bruços e consiga manter a cabeça erguida. Nesta posição, tente brincar com blocos de construção ou outros brinquedos, ou peça ao seu filho para atirar objetos num alvo enquanto está deitado de barriga para baixo num baloiço, por exemplo.
· Incentive atividades “bilaterais”, como saltar à corda, nadar, andar de triciclo ou de bicicleta, patinagem, entre outras.
Se acha que o seu filho demonstra alterações do processamento vestibular, não hesite em contactar-nos para o ajudar e realizar uma avaliação.
A Terapeuta Ocupacional
Cátia Carvalho